Todos os Cursos
Explore nossa ampla gama de cursos de pós-graduação nas áreas de Educação, Saúde e Letras

História
40-100 horas
História da África Antiga: Povos, culturas e etnias do continente africano
O curso tem como proposta trazer ao professor o conhecimento da história da África antiga e o processo de formação das primeiras civilizações e agrupamentos humanos, tendo ainda como objetivo desconstruir o olhar eurocêntrico da História tradicional.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
Modernidade líquida e consumismo: algumas reflexões partindo de Zigmunt Bauman
O presente curso objetiva propiciar um estudo sobre o entendimento do sociólogo Bauman sobre a modernidade líquida e consumista. Outrossim, na contemporaneidade o consumo assume uma centralidade que estrutura e organiza a vida social das pessoas. O ato de consumir não apenas garante a sobrevivência. Tudo é transformado em mercadoria. A modernidade líquida caracteriza-se como uma forma de compreender a sociedade contemporânea não mais de forma sólida e sim líquida.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
Contribuições da filosofia de Aristóteles para a história da filosofia
O presente curso objetiva propiciar um estudo sobre o entendimento de Aristóteles sobre a prática da virtude e a questão da amizade e da política no pensamento do filósofo estagirita.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
A filosofia de Blaise Pascal na Modernidade
O presente curso tem como objetivo elucidar as contribuições do filósofo Blaise Pascal para as discussões sobre a existência de Deus. Blaise Pascal acredita que o coração tem razões que a própria razão desconhece; como não podemos provar a existência de Deus resta-nos apostar na sua existência. Quem aposta que Deus existe tem a oportunidade de "ganhar tudo" caso ele exista. Poderá viver bem e ter uma vida muito melhor de quem não acredita na existência divina.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
A liberdade no projeto filosófico de Sartre
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do filósofo Sartre para a filosofia contemporânea. Sartre centra suas reflexões partindo do conceito de liberdade. O ser humano está condenado à liberdade. Diante desta liberdade surge a angústia que advém do fato de que não podemos culpar ninguém por aquilo que acontece conosco. Somos convidados a refletir sobre o que estamos concretizando dentro do nosso projeto de vida para darmos um sentido à existência.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
A crise da ética na contemporaneidade
O presente curso objetiva aprofundar conhecimentos sobre a crise que vivenciamos na sociedade contemporânea.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
A pós-modernidade segundo Gilles Lipovetsky
O presente curso objetiva elucidar as reflexões sobre a chamada pós modernidade no contexto da filosofia de Gilles Lipovetsky.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Filosofia
40-100 horas
A dúvida metódica em Descartes e seus desdobramentos na ciência moderna
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do filósofo René Descartes para a consolidação da ciência moderna. Descartes propõe como método seguro para chegar à verdade a questão da dúvida metódica. Nesse sentido, Descartes marca o início da modernidade com sua proposição de uma ciência pautada na busca por ideias evidentes e claras.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Libras
40-100 horas
LIBRAS: Características Básicas
O objetivo deste curso é apresentar alguns sinais básicos em Libras; desenvolver o nível básico de conversação e conhecer as principais características da Língua de Sinais.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Letras
40-100 horas
A formação identitária nacional: contribuições da estética romântica
A Literatura produzida pela Estética Romântica terá papel decisivo para a construção identitária brasileira. Assim, o índio é eleito como verdadeiro símbolo de nacionalidade, visão extremamente influenciada pela atitude romântica de valorizar o passado histórico e que vê no cavaleiro medieval o símbolo máximo de heroísmo. Nesse projeto literário brasileiro, destaca-se a produção do romancista José de Alencar. Sua vasta obra compreende romances, peças de teatro e ensaios críticos. O conjunto de obras do autor revela produções diversificadas em temas e gêneros, que serviram para compor uma identidade nacional, ainda que idealizante. Dessa forma, este curso procura enfocar qual a contribuição de Alencar para a representação identitária brasileira.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Letras
40-100 horas
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Torna-se cada vez mais difícil pensar no trabalho com gêneros textuais a não ser por meio de um conjunto de práticas escolares organizadas de maneira sistemática. Este curso apresenta a metodologia das Sequências Didáticas (SD) criada pelo grupo de Genebra como forma de trabalho com a língua materna. A metodologia e os procedimentos para o ensino de gêneros, tal como sugeridas por Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schneuwly, são procedimentos adotados no ensino fundamental francês e constituem um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática, em torno de um gênero textual ou escrito.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Letras
40-100 horas
O hábito da leitura na formação do cidadão crítico
O presente curso objetiva evidenciar a contribuição do hábito da leitura na formação do cidadão crítico capaz de ler de maneira a saber interpretar os diversos discursos e atuar como cidadão participativo.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Saúde
40-100 horas
A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: FISIOTERAPEUTA E PACIENTE SURDO
O objetivo deste curso é apresentar as dificuldades presentes na comunicação entre profissional da saúde (Fisioterapeuta) e paciente surdo.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Saúde
40-100 horas
Humanização no atendimento em saúde com ênfase em saúde pública
Efetuar os princípios de humanização em atendimento de saúde em geral para produção de uma nova maneira de "fazer saúde", embasado em comunicação e prática de trocas solidárias de experiências entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema único de saúde para a produção de saúde.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Ambiental
40-100 horas
A ética de Hans Jonas e a educação ambiental na contemporaneidade
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do filósofo Hans Jonas para o estudo da educação ambiental na atualidade. Hans Jonas propõe uma ética da responsabilidade como fundamento de uma nova ética para a sociedade tecnológica. "Age de tal maneira a garantir a perpetuação da vida humana no planeta" – eis o imperativo categórico de Hans Jonas. Urge pensarmos na importância da educação ambiental para formarmos futuras gerações que se comprometam com o futuro da própria humanidade.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Ambiental
40-100 horas
Educação Ambiental crítica: desafios e perspectivas na contemporaneidade
O presente curso objetiva aprofundar conhecimentos sobre a educação ambiental considerando que no atual estado da tecnologia o ser humano possui uma capacidade de impedir a perpetuação da vida humana no planeta.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO DE CONCEITOS EM DELEUZE E A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
O presente curso objetiva propiciar um estudo sobre o entendimento do filósofo Deleuze sobre o ensino de Filosofia como criação conceitual. Também pretendemos expor uma investigação sobre a aula de Filosofia como experiência filosófica. Por experiência filosófica, entendemos uma vivência da Filosofia que se distancia do enciclopedismo, que, por sua vez, se configura como um modo de memorizar os sistemas filosóficos sem uma relação com o cotidiano.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
GÊNERO, SEXUALIDADES E IDENTIDADES: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
O conceito de gênero é um importante conhecimento para o convívio em sociedade, pois é no cotidiano dos distintos espaços sociais que as diferenças de gênero se manifestam. As identidades de gênero, como aspectos socialmente construídos, configuram-se como numa das formas de classificação de sujeitos e grupos sociais. Nesta perspectiva, o presente curso visa apresentar conceitos gerais acerca dos estudos recentes sobre as relações entre gênero e sexualidade, principalmente no que se refere aos espaços escolares.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
ESTADO LAICO NO BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES
No cenário atual, muito se discute a respeito dos limites da laicidade do Estado brasileiro. Para isso, o presente curso tem por objetivo compreender as origens históricas do Estado confessional brasileiro desde o período colonial, a imposição de um Estado confessional durante o Império e repensar os limites para a verdadeira efetivação do estado laico brasileiro pressuposto nas constituições republicanas. Além disso, será objeto de discussão a utilização de símbolos religiosos em espaços públicos e de que maneira essa prática pode afetar a laicidade estatal no Brasil.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Neurociências e o Ensino da Matemática
A neurociência tem como campo de pesquisa o sistema nervoso central e suas ações, ou seja, estuda os neurônios, os órgãos do sistema nervoso, bem como suas funções específicas. O (A) professor (a) ao compreender tais conhecimentos que serão apresentados durante o curso, poderá implementá-los em suas práticas pedagógicas, melhorando assim suas estratégias de ensino, bem como a aprendizagem dos conteúdos matemáticos por parte dos (as) alunos (as).
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Psicomotricidade em ambiente escolar e não escolar
O objetivo é preparar profissionais dentro das escolas para o exercício de atividades docentes, numa perspectiva crítica, reflexiva e transformadora, levantando fundamentos do desenvolvimento motor, da aprendizagem e da inclusão. Outro objetivo consiste em entender como a psicomotricidade contribui para o processo de ensino/ aprendizagem colaborando para subsidiar os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental em sua prática pedagógica.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Introdução à Psicopedagogia
Contribuir para que os profissionais da educação conheçam os aspectos históricos, a finalidade e campos de atuação da psicopedagogia.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
As contribuições de Michel Foucault para pensar a escola na contemporaneidade
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do filósofo Michel Foucault para se pensar nas relações no ambiente escolar. Foucault é um importante filósofo contemporâneo que pensa as relações de adestramento do corpo e da mente que permeia locais como hospitais, presídios e escolas. Para ele a disciplina seria um instrumento de adestramento dos comportamentos que fugiam do controle de quem tem o poder na sociedade.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
O pensamento de Émile Durkheim e a Educação
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do pensamento de Émile Durkheim para a educação. Apresentamos produções referentes ao pensamento do sociólogo que podem contribuir para se pensar a educação na contemporaneidade.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
O pensamento de Max Weber e a Educação
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do pensamento de Max Weber para a educação. Apresentamos produções referentes ao pensamento do sociólogo que podem contribuir para se pensar a educação na contemporaneidade.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
O pensamento de Karl Marx e a Educação
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do pensamento de Karl Marx para a educação. Apresenta as investigações sobre as inferências do pensamento de Marx para a educação.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
As contribuições de Pierre Bourdieu para a Educação
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do filósofo Pierre Bourdieu para a educação. O sociólogo tematiza explicitamente as desigualdades sociais e o quanto isso impacta numa educação de qualidade.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
A pedagogia histórico-crítica na sociedade contemporânea
O presente curso objetiva elucidar as contribuições pedagogia histórico-crítica e sua influência na contemporaneidade no sentido de se entender o processo de ensino-aprendizagem do ponto de vista da corrente epistemológica materialista-dialética.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
A lei antibullying e a vivência respeitosa no ambiente escolar
O presente curso objetiva elucidar o impacto da lei antibullying no âmbito escolar no sentido de garantir que todos os alunos sejam respeitados em suas perspectivas pessoais identitárias.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
O ECA e a Educação: discussões preliminares
O presente curso objetiva elucidar as contribuições do ECA para a proteção de direitos fundamentais dos que são tutelados por esse instituto legal. O texto faz uma leitura crítica das contribuições do ECA e suas contribuições para o âmbito da educação.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Educação de idosos: algumas reflexões
O presente curso objetiva elucidar reflexões a educação de idosos no contexto educacional contemporâneo. Percebe-se que não há limites para o aprendizado e os idosos podem também atualizar conhecimentos e vivenciar novas experiências educativas.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
A eficácia da Lei Maria da Penha na luta pela prevenção da violência contra a Mulher
O presente curso objetiva elucidar as contribuições da lei Maria da Penha no sentido de prevenir ações violentas contra as mulheres.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Desafios para a Educação em tempos de pandemia
De repente nos vemos numa pandemia. Todos ficamos aflitos tendo em vista um cenário alarmante. Nesse sentido, o presente curso apresenta reflexões sobre a educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Piaget e sua teoria do desenvolvimento humano
Existem diversas teorias sobre o desenvolvimento humano, uma delas é a de Piaget e sua contribuição para a psicologia da educação nos demonstrando os processos pelos quais nós, seres humanos, passamos até atingir nosso desenvolvimento.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Contribuições do ECA para salvaguardar os direitos da criança e do adolescente
O presente curso objetiva elucidar reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas principais contribuições no processo de salvaguardar direitos e a proteção a crianças e adolescentes.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Direitos Humanos e educação: um diálogo necessário e fundamental
O presente curso objetiva aprofundar conhecimentos sobre direitos humanos e sua aplicação com as questões educacionais, buscando evidenciar o quanto é importante formar as futuras gerações para a valorização da preservação da dignidade da pessoa humana independentemente de qualquer contingência.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Metodologias ativas na Educação: Reflexões Metodológicas
O presente curso objetiva elucidar reflexões sobre as metodologias ativas num contexto de utilização dos recursos tecnológicos para propiciar a educação de qualidade focada na aprendizagem dos alunos.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Considerações pedagógicas, epistemológicas e metodológicas sobre o ensino religioso
O presente curso objetiva refletir sobre a identidade do ensino religioso pensando nas possíveis contribuições da aprendizagem da cultura religiosa como forma de promoção do diálogo e de respeito das diferentes perspectives religiosas.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação
40-100 horas
Contexto atual da Educação do Campo
O presente curso objetiva aprofundar conhecimentos sobre a educação do campo situando a questão do ponto de vista epistemológico contemporâneo. Prima-se em apresentar reflexões críticas sobre a relevância da educação do campo no cenário contemporâneo visando sempre o respeito pela dignidade da pessoa humana.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Contextualização Histórica e legal Da Educação Especial
A presente disciplina tem como intuito explicitar o contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Num primeiro momento, abordamos o período de 1854 a 1956; em seguida de 1957 a 1993 com base em leis, decretos, até o momento atual.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Transtornos globais do desenvolvimento: Atendimento especializado
Esse curso de extensão ensinará ao aprendiz sobre o que ele deve introduzir no dia a dia de um aluno que tem o diagnóstico de Transtorno do Espectro autista, sendo uma orientação de fatores importantes a serem agregados no plano de sala de aula, como Aprendizagem significativa e material pedagógico adequado, estimulação de funções cognitivas como percepção, atenção, memória de trabalho, memória de procedimento e função executiva, a organização da Rotina e promoção das relações sociais (afetividade e inteligência emocional).
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Deficiência Intelectual e Alfabetização
Vygotsky afirmava que o funcionamento psíquico das pessoas com deficiência obedece às mesmas leis das pessoas sem deficiência, embora com uma organização distinta, assim, como proceder diante das pessoas com deficiência intelectual no tocante a alfabetização? Diante desse cenário, o curso em questão, responderá a essa pergunta norteadora.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Inclusão de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
Considerando o aumento significativo de estudantes com diagnóstico de autismo, síndrome de Asperger e psicose, bem como a necessidade de delinear a construção e implementação de políticas públicas de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI/2008), este curso, destinado aos profissionais que atuam nos serviços da Educação Especial na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, tem o objetivo de ofertar fundamentação teórica que reflita sobre procedimentos e encaminhamentos de intervenções pedagógicas.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Dislexia, identificação e encaminhamentos
Considerando o aumento significativo de estudantes com diagnóstico de DISLEXIA, bem como a necessidade de delinear a construção e implementação de políticas públicas de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI/2008), este curso é destinado aos profissionais que atuam nos serviços da Educação Especial, bem como aos professores do ensino comum. Tem como objetivo ofertar fundamentação teórica que reflita sobre procedimentos e encaminhamentos e intervenções pedagógicas que contribuam efetivamente com a aprendizagem significativa, dos que apresentam o quadro de dislexia.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Iniciação à Escrita no Sistema Braille
Será feito um breve relato sobre a história da escrita braille, o quanto este sistema ajudou a tirar a pessoa cega da obscuridade e a incluir na sociedade. Será feito a progressão das letras em braille tanto no modo de leitura como de escrita pois o material mais acessível para a realização da mesma é a reglete negativa onde o aluno escreve da direita para a esquerda e quando viramos a folha teremos a escrita em alto relevo no modo leitura, temos também a reglete positiva e a máquina Perkins que escrevem da já no modo de leitura ou seja da esquerda para a direita. Passamos algumas orientações a serem seguidas durante a escrita tanto em Português como em Matemática. Esta disciplina tem como objetivo ensinar professores a técnica inicial da escrita do Sistema Braille para poder atender alunos cegos e com baixa visão.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Desafios para a concretização da educação inclusiva
O presente curso objetiva elucidar os desafios para a concretização de uma educação inclusiva. No século XXI somos convidados a construir um paradigma de educação inclusiva.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais
Educação Especial
40-100 horas
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – das intenções às práticas pedagógicas inclusivas
Com base nos pressupostos e indicações legais para promover a inclusão escolar, este curso objetiva apresentar a abordagem didática do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como possibilidade da organização da prática pedagógica inclusiva. Nesse sentido, propõe a sensibilização de licenciandos e licenciados da Educação Básica e da Educação Superior para a inclusão de alunos público alvo da Educação Especial no contexto do ensino regular. Organiza-se em três momentos articulados entre si: identificação dos princípios da educação inclusiva na formação e na atuação docente, apresentação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem como possibilidade pedagógica para assegurar as necessidades básicas de aprendizagem dos alunos e, por fim, apresentação de um plano de aula subsidiado pelos princípios do DUA.
A partir de R$ 95,00
Saiba Mais